30 de jan. de 2012

Acidente entre ônibus e carro em Bom Jardim

Foto de Cristiano Santos
Hoje de manhã , por volta das 7 horas, houve um acidente na RJ 146, no Alto de São José, testemunhas afirmam a que o motorista do carro abandonou o local, deixando pra trás o carro, mulher e crianças. Ao que parece não houve feridos graves, eles foram levados ao hospital de Bom Jardim em seguida. Por pouco o ônibus não despencou da pista em direção ao morro, pois foi segurado pelo poste, deixando a localidade sem luz e internet até metade do dia. Não sei dizer as causas do acidente, mas esse trecho contabiliza inúmeros acidentes desde antes da reforma na pista. Motoristas devem atentar para o trecho, pois temos a dupla saída do posto, e de um lado a saída do Capivary, e do outro lado uma pequena fazenda, o que torna o trecho relativamente movimentado, levando-se em consideração que os motoristas trafegam por ele sempre em altas velocidades, por causa do seu traçado suave e de curvas abertas.

29 de jan. de 2012

[FOTOS] Domingo com chuvas fortes na Região Serrana, alagamentos em Friburgo.

Prado NF, foto de Raquel Pimentel
Domingo, dia 29/01/2012, depois de chover forte desde manhã, Nova Friburgo teve vários pontos de alagamentos e o rio Bengalas transbordou em vários pontos. Alguns Bairros estão isolados. De acordo com a defesa civil não houve vítimas nem acidentes com residencias em NF. Alguns deslizamentos de

25 de jan. de 2012

Prédio desaba no centro do Rio

25/01 às 21:30 H
Agora a pouco desabou parcialmente, por volta das 20:30 h, no centro do Rio, na rua Almirante Barroso, ainda não temos informações sobre feridos e vítimas. No local ha muita movimentação da policia e corpo de Bombeiros. O trânsito foi interditado nos dois sentidos da rua Almirante Barroso. As causas do desabamento são desconhecidas até o momento, carros próximos ficaram coberto de poeira e entulho.

21:45 H
Testemunhas afirmam que houve uma grande explosão, depois o prédio veio abaixo. A light, empresa de fornecimento de luz desligou as rede elétrica para evitar curtos-circuitos.
Correção: o prédio fica na rua Treze de Maio.

20 de jan. de 2012

Anonymous derrubam sites em represália a ação do FBI

Em meio a tanta discussão sobre o SOPA, a liberdade de expressão e a pirataria na web, um dos maiores sites de compartilhamento e download de arquivos do mundo, o Megaupload, foi tirado do ar por promotores americanos nesta quinta-feira (19/01). E mais: o dono e todos os funcionários estão sendo acusados de pirataria.


Segundo o jornal norte-americano The New York Times, a acusação alega que

18 de jan. de 2012

Preço das passagens na região voltam ao normal

Foto Carlosmar Barboza
Hoje, dia 18/01/2012 vários cidadãos foram assaltados pela empresa 1001, ao serem cobrados valores abusivos, uns com quase 100% de reajuste. Milhares de pessoas se organizaram na internet, entrando em contato com orgãos competentes para cuidar do assunto, vereadores se engajaram, em Bom Jardim um manifestante em ato simbólico quebrou os vidros de um ônibus da empresa,  a própria 1001 disse ter entrado na justiça para reverter ao preço anterior. Disse a 1001 em nota no site que tal reajuste foi determinado pelo DETRO. Mas agora a tarde, em acordo com o orgão a empresa conseguiu a redução da tarifa para o valor anterior.





Petrópolis ganha Super-Herói, o Petroman.

Em toda região serrana temos as mesmas angústias, os mesmos problemas, as chuvas do início do ano de 2011 ainda estão marcadas pelas cidades, onde ruas estão danificadas, pontes improvisadas, casas interditadas, entulho acumulado. A falta de diligência das prefeituras nos municípios também é grande, a politica suja, mesquinha e interesseira, está presente em todos os municípios da região serrana do estado.
Por isso nosso povo passa pelos mesmos problemas, mas em Petrópolis surgiu algo inusitado para nossa conservadora Região serrana, o Petroman, é um Herói fictício, a fazer um trabalho social de denúncia e debate, trazer a tona questões importantes, que na maioria das vezes as pessoas não se importam e deixam a mercê da adm pública. De forma irônica e cômica ele traz aos olhos do povo Petropolitano questões de interesse sócio-coletivo, como a questão da Rua Tereza, rua de grande importância econômica para o município, ele conta com um blog e perfil no facebook. Muitos o elogiam por sua atitude, outros como ele diz "não compreendem a vida de herói", que é mal interpretada, as vezes sendo considerado o vilão da história. Mas entre tapas e beijos segue sua luta heroica contra a forças do mal.
Torço para que continue sua jornada de forma positiva, pois toda pessoa nesse mundo mundo não pode ser privada da informação, debate e discussão.
Para o alto e avante! 

17 de jan. de 2012

Desocupação de áreas de risco em Teresópolis

Teresópolis começa a organizar retirada das pessoas em área de risco.

Foto: Roberto Ferreira 
Na última segunda-feira, 16, Representantes da Diretoria de Recuperação Ambiental do INEA, estiveram em Teresópolis para discutir com a população a saída para áreas seguras, indenização, e ressarcimento dos bens.
A desocupação se limita as margens do rio Ímbui e Príncipe. Foram feitas vistorias nas casas, e foi delimitada um área vermelha, onde os moradores serão obrigados  a sair, e uma área amarela, que será opcional. Na reunião também foi tratada a forma de ressarcimento, onde as famílias poderão optar por receber uma indenização do Governo Estadual; se inscrever no programa de Aluguel Social enquanto aguardam a construção do condomínio habitacional pelo poder público; ou se inscreverem no programa de compra assistida, no qual receberão o valor correspondente à avaliação feita do seu imóvel e o dinheiro só poderá ser aplicado na compra de nova moradia.

16 de jan. de 2012

Governos Estadual e Municipal iniciam obras de 600 moradias para 2012 em Nova Friburgo

Foto: Antônio Mauro

O vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, juntamente com o secretário de Estado de Obras, Hudson Braga e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Minc, oficializaram o início das obras de construção de 2.166 apartamentos habitacionais na localidade de Trilha do Céu, em Riograndina. Enquanto diversas autoridades estavam reunidas, máquinas iniciavam a preparação da infra-estrutura do terreno. O prefeito Sérgio Xavier também anunciou a construção de mais de 100 casas habitacionais por parte do município: 54 na Granja Spinelli e 50 no Parque das Flores. Portanto, para o ano de 2012, tanto o Governo do Estado quanto o Governo Municipal prometeram a entrega de mais de 600 unidades habitacionais. Segundo Hudson Braga, a entrega final de todas as unidades será no final de 2013.
Paralelamente, o Governo do Estado anunciou o lançamento de edital, na quinta-feira, 12 de janeiro, para a construção e a recuperação de pontes, 75 previstas para as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. “Hoje estamos assinando várias obras. Daremos início a obra de dragagem e mais 81 milhões em 21 encostas”, afirmou Luiz Fernando Pezão.
Hudson Braga, secretário de Estado de Obras, lembrou que no período da catástrofe, foram disponibilizados mais de 10 mil funcionários para os três municípios, “para abrir caminhos, socorrer as vítimas. Todo o Estado mobilizado. Investimos mais de 1 bilhão de reais nos sete municípios que sofreram com as chuvas em janeiro de 2011. Temos aqui 47 contenções de encostas nos três municípios, num orçamento de 147 milhões de reais. Temos que lembrar o esforço do Pezão e do Cabral junto à presidente Dilma para o subsídio de 400 milhões de reais do BNDES para que os pequenos e médios empresários pudessem restituir seus negócios. É um momento especial. Vamos implantar aqui 2.166 unidades, fazer a infra-estrutura do terreno e estamos trabalhando para fazer mais. Agora, é hipocrisia achar que se recupera tudo o que foi destruído aqui em um ano. É um trabalho contínuo, de médio e longo prazo. E cada dia vamos anunciar um investimento”, afirmou o secretário estadual de Obras.
O prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, aproveitou para fazer um agradecimento público ao Pezão e ao governador Sérgio Cabral, além do Afonso Monneratt. “Justiça tem que ser feita. Desde o primeiro momento testemunhei a chegada do Pezão a Nova Friburgo, comandando as ações. A ajuda do Estado foi muito efetiva desde o primeiro momento. Devemos muito ao seu empenho, a sua ajuda, no momento em que a cidade precisava de um Norte, Pezão nos deu isso. As coisas começaram a acontecer. Estamos agora restabelecendo a construção de 54 casas com recursos do próprio município na Granja Spinelli, mais a construção de 50 unidades habitacionais no Parque das Flores, também com recursos das doações que foram feitas por todo o Brasil, dinheiro que será muito bem empregado dentro de 120 dias. Mas não podemos cruzar os braços. Temos que trabalhar e fazer a nossa parte. Estamos trabalhando muito. E comemoro muito a parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal”, afirmou o prefeito.
Foto: Antônio Mauro
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Minc, também fez questão de prestar contas do que foi feito por sua pasta. Disse que foram dragados 650 mil m³ dos rios das cidades da região serrana e que foram quadruplicadas a rede de alerta de inundações (sistema de sirenes). “Financiamos os estudos de 31 mapeamentos de risco para a DRM. Agora, com o recurso federal que chegou, em final de novembro, vamos realizar dragagens em Friburgo, no Córrego Dantas e em uma parte do Rio Bengalas. São 44 milhões de reais. Em Fevereiro daremos o passo seguinte. Licitaremos as obras para implantação dos parques fluviais nas áreas de transbordamento, criando áreas de segurança, e cinco licitações para construção de reservatórios de contenção da primeira água da chuva”.
As moradias serão divididas em nove condomínios e cada uma será composta de sala, dois quartos, cozinha e banheiro. O terreno, de 172 mil metros quadrados, terá área de lazer e parque para prática de exercícios. O investimento é de R$ 221 milhões, provenientes de recursos estaduais e federais.
A assinatura das autorizações para início de obras, durante a cerimônia, prevê novas obras de dragagem, canalização e construção de barragens e implantação de parques fluviais nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. A intervenção será feita pelo INEA (Instituto Estadual de Meio Ambiente), e terá investimento de 256 milhões de reais. Também foi assinada a autorização para obras de contenção de encostas, no valor de R$ 81,6 milhões, do Ministério de Integração, para Nova Friburgo e Teresópolis.
Logo após as chuvas de janeiro de 2011, o governo federal disponibilizou 70 milhões de reais para serviços emergenciais nas sete cidades atingidas. Desse total, 21 milhões foram para pagamento do Aluguel Social e os demais 49 milhões de reais para vários serviços. As principais ações foram o apoio do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, na procura de corpos; criação e manutenção de vazadouros para colocação do material retirado das ruas; retirada de 850 mil toneladas de entulho e lama das ruas; construção de acessos alternativos; desobstrução de rios e canais; varrição e lavagem das ruas; desobstrução de redes de drenagem e esgoto; reconstrução de redes de drenagem e esgoto; além da recuperação de rodovias, no qual o Estado investiu 49 milhões. Para recuperação e reconstrução de pontes foi liberado pelo governo federal mais 79 milhões, para obras que estão em fase de licitação. Estão em andamento obras de recuperação de taludes e contenção de encostas com valores de 147 milhões de reais.

15 de jan. de 2012

Friburgo e Região Serrana entram em estado de ATENÇÃO.


INEA informa através das redes sociais que Nova Friburgo e a Região entram em estado de ATENÇÃO.
Há previsão de chuvas moderadas a fortes. Os moradores das áreas de risco devem ficar atentos, mas na falta de orientação haja com bom senso, tente manter a calma para tomar as melhores decisões.
A Mudança para o estágio de ATENÇÃO em toda a Região Serrana ocorreu ás 15h50 do dia 15.01.2012

14 de jan. de 2012

[FOTOS] Um ano após a tragédia, Nova Friburgo vai as ruas.

Fotografias Carlosalgueiro
Contato: 
carlosrobertosalgueiro@yahoo.com.br
Tel p/ recados: (22)2523-3425