20 de jan de 2012

Anonymous derrubam sites em represália a ação do FBI

Em meio a tanta discussão sobre o SOPA, a liberdade de expressão e a pirataria na web, um dos maiores sites de compartilhamento e download de arquivos do mundo, o Megaupload, foi tirado do ar por promotores americanos nesta quinta-feira (19/01). E mais: o dono e todos os funcionários estão sendo acusados de pirataria.


Segundo o jornal norte-americano The New York Times, a acusação alega que
a empresa deve mais de US$500 milhões (cerca de R$880 milhões) em vendas perdidas para os detentores de direitos autorais de filmes e outros tipos de conteúdo.


O Megaupload disse que está pronto para responder às acusações de pirataria de conteúdo. Segundo a própria acusação, o site é o 13º mais popular da internet.


O site tem como CEO o produtor de hip hop Swizz Beats, que tem no currículo trabalhos para Beyoncé e Alicia Keys. Ele se defendeu das acusações dizendo que sempre acata pedidos de remoção de material ilegal.


No início da noite, hackers do grupo Anonymous anunciaram, por meio doTwitter, uma retaliação aos responsáveis pela queda. Eles atacaram e derrubaram os sites da Universal Music (que acusa o Megaupload de pirataria) e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos


Sites da RIAA (Record Industry Association of America) e a MPAA (Motion Picture Association of America) também se foram.
Agora é o US Copyright Office, que caiu.

Os Anonymous afirmam, via Twitter, que este já é o maior ataque deles, e parecem empolgados com a continuidade da ação. Já avisaram para o público pegar um pacote de pipoca e "varar" a noite com eles. Aguardemos.

22h00: "The Internet Strikes Back" é Trending Topic mundial. "Megaupload" também, com 1800 tweets por segundo (de acordo com o grupo).

22h22: Os Anonymous afirmam ter trazido o Megaupload de volta no ar, no endereço www.megavideo.bz. Parece que o site está sofrendo com excesso de conexões...

22h26: Warner Music Group down.

22h36: Release divulgado pelo FBI sobre o fechamento do Megaupload >> aqui22h43: FBI DOWN!

23h13: Para saber mais: veja como o Brasil está se preparando para possíveis guerras cibernéticas http://migre.me/7B8Gd

23h32: SOPA/PIPA: os protestos funcionaram? Vejam alguns números http://migre.me/7B9Ao

23h41: Entenda como funciona o sistema para derrubar os grandes siteshttp://migre.me/7Ba5R

23h44: Até ontem, o SOPA tinha 31 oponentes no Congresso americano; agora já são 122 declarados. (vejam a proporção aqui)

00h13: Statement dos Anonymous http://migre.me/7BbCe

00h48: Para se ter uma ideia do tamanho desse ataque: nas últimas horas, o tráfego na internet chegou a ficar 24% maior que o normal para o horário (dados do Akamai, um monitor de tráfego na web)

01h10: E assim termina o dia. Como escreveu o @youranonnews, "ontem foi o dia do blackout voluntário dos oponentes do SOPA; e hoje foi o dia do blackout involuntário dos apoiadores do SOPA".

20/01

13h30: Caem os sites do Ministério da Justiça da Nova Zelândia (http://justice.govt.nz/) e da loja da MGM (shop.mgm.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário